quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Originalidade Londrina

Numa das noites frias de Inverno, a gozar o cantinho do meu lar e a beber o English Breakfast, viajei no tempo até Londres (Abril 2009).
Londres é o destino onde há maior contraste e diversidade de pessoas e estilos. Entre o sotaque britânico e roupas estravagantes e ousadas esconde-se um misto de irreverência.



À chegada do aeroporto de Stansted tivemos que apanhar o autocarro que nos levou ao centro da cidade (1 bilhete da terravision 14 euros ida e volta).
NOTA: Os voos low cost servem os aeroportos secundários pelo que é necessário escolher o melhor transporte público em direcção ao centro.
Cerca da 1h, na estação de Victoria, a melhor opção em busca do Hotel na Rua de Queensway, eram sem dúvida, os castiços táxis londrinos.



A nossa estadia no Royal Hyde Park Hotel não podia ter sido mais positiva: funcionários simpáticos, boa localização e preço acessível (35 euros/noite por pessoa). Para os apreciadores de chá: English Tea ao seu dispor nos quartos de Hotel.
O 1º dia começou com uma visita ao célebre Museu de Cera "Madame Tussaud's".
Nele encontram-se figuras realistas:actores, cantores, políticos, pessoas que fizeram história...
O metro é o meio de transporte mais rápido e acessível uma vez que as atracções turísticas não se encontram propriamente perto uma das outras.
Junto ao Rio Tamisa apreciámos a vista panorâmica sobre o coração de Londres através de London Eye - roda gigante mais alta do Mundo.



Após um picnic nos jardins relvados, assistimos a 90 minutos da história de Londres numa versão de terror. "Abandonem a esperança todos aqueles que aqui entrarem" é a mensagem da Masmorra de Londres, o primeiro e o principal museu do Mundo dedicado aos horrores medievais.
Por entre ruas passeámos pelo mais famoso cruzamento Londrino - Piccadilly Circus. Local frenético que adquire beleza à noite, quando os painéis de propaganda se iluminam.
Londres preenche-se de pubs ingleses tradicionais e agradáveis que servem cerveja inglesa igualmente tradicional. É comum encontrar nos fins de tarde, grupos de homens às entradas dos pubs com uma big caneca na mão.
À noite pode-se optar por uma bebida nos inúmeros bares de Soho ou por um espectáculo num dos teatros de Londres.
Soho é a mais cosmopolita área do centro de Londres. É conhecido pelos seus muitos restaurantes a preços razoáveis e pela sua excitante vida nocturna.
Iniciámos o segundo dia com uma visita ao mercado de Portobello em Nothing Hill. Os negociantes de antiguidades mantém aqui as suas tendas ao Sábados.
Ainda no período da manha aproveitámos um tour gratuito disponível no Hotel, que nos levou a conhecer:
Duke of Wellington;
Constitution Hill - caminhos dos jardins reais;
Buckingham Palace - mundialmente famoso enquanto residência londrina da Rainha. Tem vindo a abrir as suas portas ao público quando a família real está ausente. O Render da Guarda é a razão mais popular para se visitar o Palácio. Acontece diariamente entre Maio e Julho e em dias alternados durante o resto do ano.


Não muito longe, pode-se encontrar o mais antigo St. James Palace e ao lado Clarence House, a residência Londrina do Principe Carlos.
Relaxámos com um passeio ao longo do St. James Park e do Green Park; ambos oásis bem-vindos numa cidade movimentada.
Em Trafalgar Square encontra-se a Coluna de Nelson e a National Gallery, onde está exposta a principal colecção de arte do país.
Ainda no tour gratuito visitámos Houses of Parliament. É a casa mãe de todos os parlamentos, assim como uma obra-prima do gótico vitoriano. Tem mais de 1000 quartos e a mais famosa torre de relógio - Big Ben.



Perto do Big Ben encontra-se Westminster Abbey, local de coroação da Realeza Britânica, o lugar de repouso final de Rainhas e celebridades.
Após uma manha de história decidimos passar algum tempo nas populares vielas em Convent Garden. Folheando livros em livrarias tradicionais, chegámos a um encantado pátio enfeitado com vasos de plantas, onde predominam cafés e restaurantes biológicos.
Terminámos esta visita numa praça ao estilo italiano - Convent Garden Piazza. Encontra-se ocupada por turistas e músicos de rua durante o dia e frequentadores de teatro à noite.
Como não podia deixar de ser, dispensámos umas horas para passear pelo Hyde Park, ideal para fugir ao barulho do trânsito e descansar os pés que percorreram quilómetros! É o maior espaço aberto do centro da cidade e foi em tempos terreno real de caça.
É impossível resistir a uma boa leitura por entre flores, a um banho de sol sobre o relvado ou a um passeio de barco no Lago Serpentine. Dentro do recinto vimos a Kensignton Palace, The Princess Diana Memorial e Albert Memorial. Tivemos ainda o privilégio de entrar em contacto com os esquilos que buscam uns miolos de amendoins.
Sendo Londres considerada a maior cidade da Europa e com o objectivo de obter uma visão geral da cidade, optámos por um circuito no Big Red Bus. Trata-se de um autocarro de dois andares (17 euros)que circula pela cidade, fornece algumas informações turísticas e pára nas principais atracções turísticas da cidade. Deste modo, apreciámos a magnifica fachada ocidental de St. Paul's Cathedral, assim como o seu leve e arejado interior. A Catedral é a Igreja mãe da diocese de Londres e a obra-prima de Sir Christopher Wren, um dos maiores arquitectos do Mundo. A sua maravilhosa cúpula é uma das 3 maiores do Mundo.
Terminámos o dia numa tranquila viagem de barco no Rio Tamisa.
E porque o saber não ocupa lugar, disponibilizamos um dia para uma visita ao Natural History Museum, The British Museum e The Science Museum (entradas gratuitas).
Para os consumidores assumidos, Janeiro é o melhor mês para fazer compras e aproveitar os grandes saldos na Oxford Street.
Todas as escolas culinárias estão representadas em Londres. No entanto, para quem quer saborear a cozinha britânica: provem o famoso peixe com batatas fritas!


1 comentário:

Carlos disse...

Viajar contigo aqui é do melhor. Um excelente texto. Escreves muito bem.