domingo, 14 de março de 2010

Madrid: Cidade dos Mil Rostos

Há que entrar com o pé direito no novo ano. Viajar é uma óptima maneira de o fazer. Madrid está a um 12 euros de distância. Porque não aproveitar a excelente companhia e voar até à "cidade dos Mil Rostos"?

Fevereiro 2010

As maiores atracções de Madrid acumulam-se no centro, a pequena distância umas das outras. A visita à cidade fica ainda mais facilitada quando a estadia é no Hostal Casa de La Plaza, na Plaza de San Miguel (16,5 euros).O metro foi utilizado apenas para nos deslocarmos do aeroporto para o centro e vice-versa.

Madrid reflecte uma imagem de diferentes estilos arquitectonicos. Desde os edifícios ostentosos no centro antigo, à arquitectura barroca e linhas neoclássicas e arrojadas.

A Plaza Mayor, circundada de pórticos, é o mais belo monumento de Madrid Antiga. Com a sua atmosfera teatral, a praça tem um carácter notoriamente castelhano. Durante a inquisição aconteceram nesta praça touradas, execuções, cortejos e julgamentos na presença de multidões. Actualmente preenche-se de músicos e artistas de rua de dia e de noite. As arcadas encontram-se repletas de cafés e lojas de artesanato.


A poucos metros de distância encontramos a barulhenta e movimentada Puerta del Sol, um dos lugares de reunião mais populares da cidade. Nesta praça, com a forma de meia lua, aconteceram muitos acontecimentos históricos importantes, como por exemplo o assassinado do 1º Ministro Liberal, José Canalejas. Nesta praça está presente uma estátua de bronze com o símbolo de Madrid - um urso a alcançar o medronho da árvore.

Madrid: cidade cheia de vida e de tradições. Tem como paragem obrigatória o Mercado de San Miguel. Único mercado de um piso com cobertura de vidro. Em bancas decoradas com lindos azulejos, vendem-se fruta e legumes frescos, peixe, carne, marisco, entre outros. À noite enche-se de madrilenos que se juntam em grupos para comer as típicas tapas acompanhadas de um vaso de sangria.


A descoberta da cidade continuou com uma visita à Catedral de La Almudena e, ao lado, o Palácio Real. Este, localiza-se sobre uma alta falésia sobranceira ao rio Manzanares e em tempos foi uma fortaleza real. Cobram pela visita ao Palácio 8 euros por pessoa.

Catedral:


Palácio Real:


Passando pelo Teatro Real e pelo Monasteiro de La Encarnacion, chegámos ao Monasteiro de Las Descalzas Reales (2,5 euros), que se encontra ocupado por freiras de clausura, as irmãs descalças reais.

Monasteiro de La Encarnacion:


Monasteiro de Las Descalzas Reales:



Próximo do Palácio Real está a Plaza de España. A parte mais interessante desta praça é o seu centro, com um maciço obelisco de pedra. Em frente dele ergue-se uma estátua de Cervantes (maior figura literária espanhola). Em baixo, Dom Quixote monta o seu cavalo enquanto Sancho Pança trota no seu burro. Por detrás do obelisco avista-se o edifício Espanha, estrutura de 26 andares.


Para os exploradores vale a pena um passeio pelo outrora centro de Madrid Medieval, a zona em redor de Plaza de La Paja.
Terminámos um dia de visita com o Templo de Debod, junto ao Parque La Montaña. Este autêntico Templo Egípcio foi oferecido à Espanha pelo governo egípcio como tributo aos engenheiros envolvidos no salvamento de monumentos antigos no Rio Nilo.


A Gran Via surgiu para expandir a cidade, tornando-se num símbolo de Madrid Moderna. Ao longo desta grande avenida encontram-se os edifícios mais elegantes e majestosas da cidade: edifício Grassy,Telefónica, edifício Metrópolis. A Gran Via é uma vibrante artéria principal da cidade, ladeada por teatros e cinemas, hotéis, lojas e restaurantes.


Quando ainda não existiam os museus, palácios sumptuosos e os hotéis requintados de Madrid, nasceu o Paseo del Prado e logo se tornou numa zona óptima para passear. Actualmente, as principais atracções desta longa avenida arborizada sãos os museus e galerias de arte. Entre os monumentos contam-se a Puerta de Alcalá (esculpida em granito, esta antiga porta da cidade é particularmente bela à noite, quando iluminada), Fuente de Neptuno e Fuente de Cibeles (Cibele, deusa greco-romana da natureza no seu carro puxado por dois leões).

Puera de Alcalá:


Fuente de Neptuno:


Fuente de Cibeles:

Madrid orgulha-se de possuir um numero excepcional de museus e galerias de categoria internacional. No topo da lista figuram o Prado, com a mais vasta colecção do mundo de arte espanhola (gratuito ao domingo a partir das 17h) e Reina Sofia, com as suas importantes colecções de arte moderna (gratuito ao domingo até as 14h).
Não muito longe está a conhecida Estação de Atocha, com o seu interior transformado num jardim com palmeiras.


O Paseo de La Castellana é uma artéria extensa e grandiosa. Percorrê-la permite uma visão de Madrid como capital comercial e administrativa.
Circulando pelo Paseo de Recoletos coberto por árvores, chega-se à Plaza de Colón. Esta vasta praça é um dos pontos fulcrais de Madrid. Dedicada a Cristóvão Colombo, encontra-se rodeada por monumentos dedicados ao descobridor das Américas. O mais belo é a coluna neogótica encimada por Colombo a apontar para ocidente.


Numa das ruas paralelas está a calle de Serrano. É a rua comercial mais elegante de Madrid, onde abundam lojas de luxo instaladas em edifícios antigos e alguns dos melhores estilistas espanhóis.
A viagem a Madrid terminou com um tranquilo passeio pelo Parque del Retiro. Este descontraído parque foi em tempos o recinto de recreio da família real. Perto da entrada principal fica o lago, onde se podem alugar barcos a remos. De um dos lados os pintores de retratos, leitoras da sina e animadores de rua fazem o seu negócio. Do outro lado, ergue-se o monumento a Afonso VII.


A sul do lago pode-se visitar o deslumbrante Palácio de Cristal que foi concebido para uma exposição de plantas tropicais. Hoje recebe exposições de arte.


Após conhecer Madrid posso dizer que a sua maior atracção é a capacidade dos madrilenos para gozarem a vida!


1 comentário:

Carlos disse...

Mais uma viagem, Anita. Assim vale a pena. Um belo post. Fotos bonitas. Gosto muito dos teus posts, mesmo. Bastante detalhados e com enúmeras informações importantes. Continua, minha viajante do mundo. A Peúga dá aqui todo o seu apoio.